Artigo

Publicado em: 9/1/2013

O jovem no processo de escolha profissional

Por Gislaine Nunes Echeverria
SXC | hhsaragraduation.jpg

Jovens em momento de escolha profissional e preparação para o vestibular podem viver problemáticas relativas a incertezas e inseguranças em relação ao futuro profissional.

 

Um fator relevante, que promoveu significativas mudanças na sociedade e, consequentemente, na forma de organização do trabalho, foi o advento do capitalismo e a evolução tecnológica. Antes destas mudanças, o jovem herdava a profissão dos pais e a possibilidade de escolha profissional era praticamente nula. Hoje o cenário é outro e o jovem passa a ser o maior responsável por suas escolhas e pela concretização de sua carreira profissional.   

 

Dessa forma, a decisão de escolher uma profissão, tornar-se de suma importância ao jovem, pois é um processo de tomada de consciência de si e da possibilidade de idealizar antecipadamente seu futuro, cumprindo, dessa forma, o seu papel ocupacional e social, que espera que o jovem faça a “melhor” escolha possível.

 

Quando se trata da escolha profissional, o jovem deve optar não só por um curso ou por uma atividade que poderá desempenhar no seu futuro trabalho, mas também por um estilo de vida, uma determinada rotina e ambiente de trabalho que fará parte da sua vida. Diante das escolhas que o jovem em nossa sociedade deve tomar em relação a seu futuro profissional, tais decisões podem gerar sofrimento, pois muitas vezes os jovens ainda não estão preparados para fazer essas escolhas. Tal período pressupõe algumas vezes o surgimento de conflitos, ansiedade, além da elaboração de lutos, pois ao escolher determinada profissão, tal escolha implica em renunciar outras possibilidades naquele momento.

 

A escolha pela profissão é uma das decisões a ser tomada em nossa sociedade geralmente na fase da juventude, e tal decisão quase sempre é permeada por influências da sociedade em geral aonde a família, escola e os amigos poderão interferir no momento de tal escolha.

 

O jovem durante essa busca por sua profissão pode vir a vivenciar situações que podem produzir sofrimento, muitas vezes sente-se incapaz de acompanhar as mudanças constantes, já que ainda desconhece muito dos cursos disponíveis no mercado de trabalho. Esse jovem muitas vezes necessita buscar estratégias de enfrentamento para lidar com esse contexto, de se conhecer e definir seu projeto de vida profissional. Diante desta questão a Orientação Profissional pode vir a ter um papel fundamental de informar e orientar a respeito das profissões, mercado de trabalho, etc.

 

A importância da Orientação Profissional na vida desse jovem se dá em facilitar sua escolha profissional ou seja,  de conscientizá-lo em relação as possíveis distorções, as interferências na sua tomada de decisão, e ainda de identificar o seu perfil e interesses profissionais, assim esse jovem poderá vir a se sentir mais seguro na tomada de decisão quanto ao seu futuro profissional.

 

Se você também se sente indeciso em relação ao seu futuro profissional, faça com um profissional de sua confiança uma Orientação Profissional.

 

Gislaine Nunes Echeverria - CRP 12/10.048

Atendimento infantil e adulto, Orientação profissional, Avaliação Psicológica




CreativeBizz

Guia Médico - Orgão Informativo da Área da Saúde de Florianópolis - atendimento@guiamedicoflorianopolis.com.br