Artigo

Publicado em: 24/5/2013

Psicologia clínica - Terapia Cognitivo-Comportamental

Por Elisa Sant'Anna Martins

Tem como foco as diferentes maneiras de lidar com os “problemas do indivíduo enquanto um ser social”. Seus métodos podem incentivar o aparecimento ou aperfeiçoamento das capacidades de relacionamento e ajustamento intrapessoal e interpessoal, de aprendizagem e leitura do mundo e da realidade das pessoas.

Ajuda no processo de ensino-aprendizagem, preocupando-se em saber o porquê dos comportamentos e consequências psicológicas envolvidas, compreendendo a influência de variáveis internas e externas no processo educativo.

TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL (TCC)

A TCC é focada no presente e orientada para a resolução de problemas (problemas atuais). Nela aprende-se habilidades específicas que podem ser usadas para o resto da vida, afinal visam a identificação dos pensamentos distorcidos, modificação de crenças e comportamentos. 

Um dos objetivos da TCC é corrigir as distorções cognitivas que estão gerando problemas ao indivíduo e fazer com que este desenvolva meios eficazes para enfrentá-los. Para tanto são utilizadas técnicas cognitivas que buscam identificar os pensamentos automáticos, testar estes pensamentos e substituir as distorções cognitivas.

As técnicas comportamentais são empregadas para modificar condutas inadequadas relacionadas com o transtorno psiquiátrico em questão.

 

Elisa Sant’Anna Martins - CRP 12/04236

Graduação em Psicologia

Formação em Terapia Cognitivo-Comportamental

Especialização em Psicopedagogia Escolar e Clínica

 

E-mail: elisasmartins@hotmail.com

Blog: www.elisasmartins.blogspot.com

Fones: (48) 9102-6160 | 9630-7086 | 3223-1317

Rua José Boiteux, 34 - Centro - Florianópolis/SC




CreativeBizz

Guia Médico - Orgão Informativo da Área da Saúde de Florianópolis - atendimento@guiamedicoflorianopolis.com.br