Artigo

Publicado em: 22/8/2013

Nutrientes e a gestação saudável

Por Kitlife
gestante_e_nutrientes.jpg

Ser mãe é uma das experiências mais divinas etransformadoras desse nosso mundo. Acompanhar o crescimento e o desenvolvimentodo seu filho sabendo que está fazendo o seu melhor não têm preço. Mas se enganaquem acha que este crescimento e desenvolvimento acaba sendo mais importanteapós aos 9 meses de gestação.

 

A mamãe transmite conforto e segurança paraque o filhote (ainda feto) possa desenvolver todo o seu organismo de formatranquila e saudável. E qual será a energia que ele utiliza para sedesenvolver? A natureza é sabia e é de responsabilidade daquela que deu a vidaa ele também realizar este processo de nutrição. Tudo o que a mãe come têminfluência direta sobre as substâncias que o bebê utiliza para se desenvolvernos meses de gestação.


Vamos falar de alguns dos principais nutrientes para uma gestação rica em saúdepara o desenvolvimento do bebê.

 

Cálcio

Função: Importantíssimo para a formação dos ossos, dentes, coração, nervos,frequência cardíaca e coagulação do sangue.  

De quanto preciso?

1200 mg por dia. (2 fatias de queijo minas)

Onde posso encontrar?

Leites, iogurtes, queijo minas e frutassecas.

 

Fósforo

Função: Juntamente com o Cálcio, o Fósforo é um dos minerais mais importantespara a construção de ossos e dentes. Cálcio e Ferro são a dupla construtoraperfeita.

De quanto preciso?

1200 mg por dia (8 porções de farinha de chia).

Onde posso encontrar?

Leites, frutas secas, peixes e grãos.  

 

Ácido Fólico

Função: Fundamental para o fechamento do tubo neural onde se encontra o sistemanervoso central. Auxilia também na função cerebral e síntese de DNA.

De quanto preciso?

300 mcg por dia. Nos 3 primeiros meses degestação, deve-se ingerir mais 400 mcg através de suplementos. (2 porções delentilha)

Onde posso encontrar? (Fontes naturais)

Verduras escuras e frutas cítricas.

 

Ferro

Função: Participação direta na formação de glóbulos vermelhos, transporte deoxigênio para as células transformarem em energia e desenvolvimento. Tambémimportante para ossos e dentes saudáveis.

De quanto preciso?

27 mg por dia (2 porções de farinha de chia).

Onde posso encontrar? (Fontes naturais)

Carnes e leguminosas.


Magnésio

Função: Ajuda na regulação do nível de insulina e açúcar no sangue, construçãoe reparação de tecidos e ainda auxilia na formação dos ossos e dentes.

De quanto preciso?

270 mg por dia (1 porção de semente delinhaça).

Onde posso encontrar? (Fontes naturais)

Oleaginosas, grãos e leguminosas.  


Riboflavina (Vitamina B2)

Função: Responsável pelo crescimento, auxilia na formação da visão e pele.Ossos, músculos e desenvolvimento do sistema nervoso.

De quanto preciso?

1,14 mg (4 porções de queijo minas).

Onde posso encontrar? (Fontes naturais)

Leite e derivados, carne bovina, grãos,cereais e vegetais verdes.


Zinco

Função:  Formação de órgãos e os sistemas nervoso e circulatório.

De quanto preciso?

7 mg (2 doses de Colágeno Sanavita).

Onde posso encontrar? (Fontes naturais)

Carnes, sementes e peixes.  

 

Vitamina A

Função:  Essencial para uma pele saudável, desenvolvimento das células,olhos, mucosas, sistema imunológico, crescimento ósseo, metabolismo de gordurase produção dos glóbulos vermelhos.

De quanto preciso?

700 mcg (2 doses de Colágeno Sanavita).

Onde posso encontrar? (Fontes naturais)

Frutas e verduras.



Quando falamos em nutrientes para a gestação,podemos praticamente englobar a grande maioria dos nutrientes existentes, jáque todo são praticamente importantes no mesmo nível quando se trata em gerarum vida. E toda essa preocupação não é só por causa do feto. A mamãe precisa debons nutrientes para se manter em boa saúde. Afinal, o bebê é o reflexo dasaúde da mamãe durante a gestação.


Porém, todos sabem dos deveres e obrigações que uma gestante têm durante agravidez e é difícil conciliar todas as tarefas e mais a de controlar muito bemo que come. Mas já existem alternativas no mercado para suprir esta necessidadecom conforto e praticidade. Dentre elas, estão os Kits da
Kitlife, onde o Kit Pró-gestante, quetraz uma boa quantia dos melhores nutrientes para a mamãe em alimentos para omês inteiro. São variados alimentos para cada refeição do dia. É umaalternativa certeira para quem quer estar em dia com a nutrição ideal durante agestação. Uma boa gestação para as mamães e para que seus filhos nasçam fortese saudáveis.

Data de publicação original: 22/8/2013




CreativeBizz

Guia Médico - Orgão Informativo da Área da Saúde de Florianópolis - atendimento@guiamedicoflorianopolis.com.br