Artigo

Publicado em: 15/6/2017

É possível prevenir o câncer?

Por Dra. Carolina Dutra
Bons_habitos.jpgÉ possível reduzir consideravelmente o número de casos de câncer se for adotado uma forma mais saudável de viver.

Responsável pela segunda causa de morte por doença no mundo ocidental, o câncer é considerado uma doença altamente complexa, que não tem uma única origem e desta forma não pode ser prevenida e tratada a partir de uma perspectiva somente. 


No entanto, sem dúvida, melhor que tratar é prevenir. “É possível reduzir consideravelmente o número de casos de câncer se for adotado uma forma mais saudável de viver” tais como:


– A prática regular de atividade física ajuda no combate a doença porque emagrece,contribui para regular o funcionamento hormonal, melhora o metabolismo celular e deixa o sistema de defesa do organismo mais forte para identificar e combatera enfermidade.


– Recentes estudos apresentam evidências de que uma boa noite de sono é capaz de ajudar o organismo a se manter mais forte contra o câncer.


– A prática de sexo com proteção também faz parte da lista dos hábitos saudáveis que protegem contra o câncer. A proteção evita a contaminação por vírus sexualmente transmissíveis e que podem estimular o aparecimento da doença. O HPV (sigla em inglês para papiloma vírus humano) é um deles e está relacionado a câncer de colo uterino, de garganta e de pênis.


– Alimentação rica em frutas e verduras, cereais integrais e pobres em alimentos ultraprocessados e bebidas açucaradas podem prevenir cerca de 20% dos casos de câncer que se correlacionam com maus hábitos alimentares.


– A manutenção de um peso adequado vem em conjunto com uma dieta equilibrada e a prática regular de exercícios físicos.


– O tabagismo é o maior fator de risco evitável de adoecimento e morte no mundo, sendo responsável por 30% das mortes por câncer.


– A amamentação exclusiva até os 6 meses de vida do bebê protege as mães contra o câncer de mama e os filhos contra a obesidade infantil.


– A consulta regular ao médico e a realização de exames periódicos para diagnósticos precoces, que aumentam a chance de sucesso do tratamento. “As possibilidades de cura estão diretamente relacionadas com tempo em que o tumor é detectado no paciente. Quanto mais cedo for feito o diagnóstico, mais chances de o tratamento dar certo”.

 

 

Recomendações para uma vida saudável

 

1. Não fume.

2.Mantenha uma alimentação saudável.

3.Consuma fibras e alimentos de origem vegetal orgânicos.

4. Evite ou limite a ingestão de bebidas alcoólicas.

5.Mantenha-se ativo.

6.Realize exames regulares, conforme indicação médica.

7. Evite exposição ao sol das 10h às 16h e use sempre filtro solar.

8.Atente-se a saúde bucal e consulte o dentista regularmente.

 

 

--------------------------------------

Dra. Carolina Dutra

Médica Cancerologia Clínica

CRM-SC 15316 | RQE 7721




Buscar artigos

 

Edição Impressa

Guia Médico de Florianópolis (9ª Edição)

edições
CreativeBizz

Guia Médico - Orgão Informativo da Área da Saúde de Florianópolis - atendimento@guiamedicoflorianopolis.com.br