Artigo

Publicado em: 2/10/2017

A Otorrinolaringologia em Santa Catarina

Por Dr. Fábio Zanini
Imagem_materia_congresso_Otorrino_b.jpgCongresso será de 01 a 04 de novembro de 2017 no Centro de Convenções de Florianópolis / SC

A Otorrinolaringologia encontra-se em grande expansão em Santa Catarina. Segundo o Diretor Presidente da Associação Catarinense de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ACOT-CCF), Dr. Fábio Zanini, este ano a cidade de Florianópolis conseguiu o direito de sediar o “47 CONGRESSO BRASILEIRO DE OTORRINOLARINGOLOGIA E CIRURGIA CÉRVICO FACIAL” que será realizado entre os dias 02 e 04 de novembro de 2017, no Centro Sul de Eventos. O evento reunirá vários palestrantes nacionais e internacionais na cidade, transformando a cidade no centro das atenções da especialidade nesse período.


Além disso, a cidade possui hoje o primeiro Programa de Residência Médica do estado em Otorrinolaringologia, sediado no Hospital Governador Celso Ramos e Hospital Infantil Joana de Gusmão. O Programa já se encontra no terceiro ano, formando novos médicos especialistas e também ajudando a fomentar o aprimorar a especialidade no local. Os médicos residentes tem a oportunidade de entrar em contato com os mais modernos procedimentos cirúrgicos, uma rica bagagem teórica e iniciação científica, saindo bem formados para o mercado e, com a identidade de Santa Catarina. Para o Dr. Fábio é um orgulho poder participar desse processo como orientador desses estudantes.


Assim como a medicina em geral, a especialidade tem ampliado muito os seus horizontes, sendo frequente encontrarmos especialistas que se concentram em atuar em algumas ramificações específicas como: Rinologia, laringologia, otologia, otorrinolaringologia pediátrica e algumas cirurgias específicas como Rinoplastia (que faz parte do Programa de Residência). O acesso à reciclagem técnica tem se tornado cada vez mais acessível, através de cursos locais, internet e tantos outros. Dessa forma, o médico tem a possibilidade de manter-se atualizado com mais facilidade, beneficiando o paciente.


------------------------------------------------------

Dr. Fábio Zanini
Otorrinolaringologista
CRM-SC 8373 / RQE 3904




Buscar artigos

 

Edição Impressa

Guia Médico de Florianópolis (9ª Edição)

edições
CreativeBizz

Guia Médico - Orgão Informativo da Área da Saúde de Florianópolis - atendimento@guiamedicoflorianopolis.com.br