Artigo

Publicado em: 22/1/2018

Prevenção do câncer de mama

Por Dra. Rebeca Neves Heinzen
artigo_rebeca_cancer_mama.jpg

O câncer de mama é o tipo mais comum de câncer nas mulheres depois do câncer de pele ocorrendo principalmente depois dos 40 anos. A sua causa ainda é desconhecida, mas alguns fatores de risco são conhecidos no desenvolvimento da doença.

A principal forma de prevenção é chamada de prevenção secundária, quando detectamos a doença precocemente alcançando sua cura e menores sequelas. No caso do câncer de mama, essa detecção precoce é possível através da mamografia.

A mamografia é um exame de imagem que permite a detecção de lesões muito pequenas ocasionando um tratamento menos agressivo e a cura. A Sociedade Brasileira de Mastologia recomenda sua realização anualmente a partir dos 40 anos e o Instituto Nacional do Câncer (INCA) a partir dos 50 anos bianual pra mulheres sem fatores de risco.

Mulheres de alto risco hereditário, ou seja, aquelas onde existem muitos casos de câncer de mama na família, devem antecipar a realização do exame e realizar outros exames complementares como ultrassom e algumas vezes ressonância magnética conforme a avaliação do mastologista.

A instituição de hábitos de vida mais saudáveis, como a prática de exercícios físicos regulares e uma dieta balanceada, permite evitar ou retardar o aparecimento não apenas do tumor de mama, mais como de muitas outras neoplasias.

Outras medidas que fazem parte da prevenção do câncer de mama são o controle da ingestão de bebidas alcoólicas e a amamentação.

Algumas mulheres de extremo alto risco podem optar pelo uso de uma medicação que atua antagonizando o estrogênio atuante nas mamas e, em casos de pacientes com mutação genética comprovada, a cirurgia redutora de risco pode ser discutida em acompanhamento multidisciplinar.

Além das medidas acima, a avaliação médica das mamas regularmente é importante para a detecção de possíveis alterações.

 

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

Dra. Rebeca Neves Heinzen

CRM-SC 17750

Médica Mastologista - RQE 15149 (Hospital Sírio Libanês / SP)

E-mail: dra.rebecanh@gmail.com




Buscar artigos

 

Edição Impressa

Guia Médico de Florianópolis (9ª Edição)

edições
CreativeBizz

Guia Médico - Orgão Informativo da Área da Saúde de Florianópolis - atendimento@guiamedicoflorianopolis.com.br