Artigo

Publicado em: 17/1/2011

Visão e uso do computador

Saiba como evitar a Síndrome do Usuário do Computador

Por Dr. Ademar Valsechi
artigo_valsechi_01.jpg

O computador é uma ferramenta para nos trazer vantagens operacionais e como qualquer instrumento de trabalho, deve ser utilizado com segurança e parcimônia, para evitar a fadiga ocular ou síndrome do usuário do computador (Computer Vision Syndrome-CVS): Olhos vermelhos e cansados, às vezes secos e às vezes lacrimejamento excessivo, dificuldades para focar, dores de cabeça e nas costas e espasmos musculares. Acredita-se que problemas de visão durante o uso do computador são mais comuns do que a síndrome do túnel do carpo.

Qualquer um que use o computador por mais de duas horas por dia corre o risco de ter CVS. Muitas crianças e adolescentes passam até três horas no computador fazendo a lição de casa, conversando com amigos online e brincando com jogos virtuais. Muitos aposentados atualmente, usam suas horas livres em frente ao computador. Existem funções que obrigatoriamente exigem os trabalhadores em frente a um terminal de vídeo por seis a oito horas, quando não mais tempo.

ALGUNS PONTOS IMPORTANTES PARA REDUZIR A FADIGA VISUAL DO COMPUTADOR:

• Use lágrimas artificiais. Algumas vezes a visão fica embaçada porque seus olhos estão secos, acentuando com o uso de ar condicionado que torna o ar mais seco.

• Diminua a altura do computador. A posição mais adequada é que o monitor esteja a 15 graus abaixo da sua linha do horizonte.

• Diminua o reflexo da tela. Os reflexos no monitor são geralmente causados por luzes no teto ou luz direta vindo das janelas. Se possível desligue as luzes que ficam exatamente acima do computador e adote o uso de persianas. A tela e óculos anti-reflexo também podem ajudar.

• Faça intervalos: Recomenda-se um intervalo de cinco minutos a cada meia hora de trabalho ou 10 minutos a cada hora, para reduzir o cansaço nos olhos.

• Pisque mais. Durante a concentração no computador os olhos piscam até 30% menos, reduzindo a distribuição da lágrima na córnea.

• Pessoas com mais de 40 anos, já com presbiopia, além dos óculos para leitura podem se beneficiar usando lentes específicas para uso ao computador, com foco intermediário.



Dr. Ademar Valsechi - CRM 1564
Oftalmologista
Clínica de Olhos Valsechi
Fone: (48) 3222-8907




CreativeBizz

Guia Médico - Orgão Informativo da Área da Saúde de Florianópolis - atendimento@guiamedicoflorianopolis.com.br