Artigo

Publicado em: 18/1/2011

A importância de atitudes positivas para ajudar na prevenção de doenças

Recomendações importantes que podem contribuir para a construção de uma vida saudável

Por Dra. Lygia G. Bruggemann Peters

A vida moderna nos obriga a viver um dia-a-dia intenso,  com  tempo  muito reduzido  e  também pouca disposição para realizar  atividade  física,  e  para piorar, uma grande  facilidade de acesso a alimentos industrializados, hipercalóricos e ricos em gorduras, e bebidas alcoólicas. Associado a tudo isso, temos ainda o péssimo hábito de fumar e trazemos heranças familiares, com forte predisposição a várias doenças, como  pressão alta, diabetes, obesidade  e câncer.

Como fazer então para construírmos uma vida plena de saúde e bem estar diante deste cenário?

A prática mostra que só o conhecimento, aliado a uma forte disposição para mudar poderá modificar a nossa história de vida. Ler muito sobre saúde e hábitos saudáveis de vida, bem  como discutir com a família as mudanças que podem ser  feitas no dia-a- dia de cada um são os primeiros passos.

Além disso, discuta com seu médico  as vantagens e as estratégias  de mudança no estilo de vida.

Fique atento aos exames necessários na sua faixa etária, que podem ser realizados visando rastrear alguma doença silenciosa.

 

Sugestões para você:

 

• Lembre-se do rastreamento do câncer de mama com realização de mamografia a cada 1 e 2 anos para mulheres com 40 anos ou mais.

• Lembre-se do rastreamento do câncer de colo uterino com a realização do papanicolau a cada 1 a 3 anos para as mulheres sexualmente ativas.

• Lembre-se do rastreamento do câncer colo retal com pesquisa de sangue oculto nas fezes para homens e mulheres com 50 anos ou mais.

• Faça o rastreamento de hipertensão arterial a partir dos 18 anos com verificação da pa a cada 1 a 3 anos.

• Faça o rastreamento do excesso de gordura no sangue; (hiperlipidemias) se você for  homem e tiver 35 anos ou mais, e se for mulher com 45 anos ou mais, sem outros fatores de risco associados. Se você fumar, for diabético, tiver história familiar de doença nas coronárias  a avaliação laboratorial de colesterol e triglicerídeos deve iniciar mais precocemente a partir dos 20 anos de idade.

• Faça o rastreamento do diabetes (mellitus tipo 2), principalmente  se você tiver taxas elevadas de açúcar e gorduras no sangue.

• Faça rastreamento do vírus HIV se for homem ou mulher que tenha tido relação sexual sem proteção com múltiplos parceiros ou profissionais do sexo; se for homem e tenha relação sexual com homens; se foi ou é usuário de drogas injetáveis; se recebeu transfusão de sangue entre os anos de 78 a 85.

• Faça rastreamento de osteoporose se for mulher menopausada com 65 anos ou mais de idade.

 

Outras dicas e recomendações importantes para você e sua família:

 

• Reduza o abuso de bebida alcoólica.

• Não fume.

• Evite exposição ao sol sem protetor solar.

• Procure praticar regularmente atividade física.

• Mude seus hábitos alimentares e assim reduza o excesso de peso, procurando manter seu peso estável.

• Procure alimentar-se de forma saudável incluindo frutas, verduras e fibras na sua alimentação diária, evitando alimentos gordurosos e frituras, alternando carne vermelha  magra com peixes e aves, controlando o consumo de massas, pães  e cereais, utilizando óleos vegetais em pequenas quantidades no preparo dos  alimentos.

• Invista em lazer.

 

Consulte um médico de sua confiança.

Mantenha-se alerta a qualquer sintoma fora do normal e não perca tempo!

 


 

Dra. Lygia Goretti Bruggemann Peters - CRM 3578
Médica Hematologista-Hemoterapeuta




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