Notícia

Publicado em: 8/7/2022

Detecção precoce de infarto e derrame

University of Sydneymicrochip-detecta-infarto.jpgProtótipos do exame ainda em escala de laboratório. Agora será necessário integrar tudo em um biochip.

Microdispositivo detecta sinais precoces de ataque cardíaco ou derrame


Muitos ataques cardíacos são causados por coágulos sanguíneos que bloqueiam o fluxo de sangue para o coração, mais frequentemente em indivíduos que já têm risco aumentado, mas sem qualquer aviso físico.


No entanto, muito antes do desfecho grave de um ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral, começam a ocorrer pequenas mudanças no sangue. Por exemplo, o fluxo sanguíneo é perturbado, levando à coagulação do sangue e inflamação, que pode bloquear os vasos sanguíneos.


Para lidar com esses eventos sem aviso, pesquisadores australianos desenvolveram um microdispositivo biomédico para detectar essas alterações sutis no sangue - mais especificamente nas plaquetas - antes que ocorra um ataque cardíaco ou derrame.


Usando um teste de picada de agulha, o microdispositivo coleta uma amostra de sangue do dedo da pessoa.


A amostra é então analisada para determinação do nível de coagulação das plaquetas e respostas de inflamação dos glóbulos brancos, informações que são imediatamente processadas por um sistema operacional externo.


"Como esse dispositivo funcionaria? Uma pessoa em risco, por exemplo alguém com doença cardíaca, o usaria diariamente," disse o professor Arnold Lining Ju, da Universidade de Sydney. "Usando um teste de picada no dedo, o dispositivo monitoraria seu sangue e a alertaria sobre quaisquer alterações potencialmente perigosas. Se uma alteração for detectada, ela precisaria se apresentar para mais monitoramento em um hospital".


A universidade já está ajudando a equipe no desenvolvimento necessário para que o microdispositivo chegue ao mercado, para isso miniaturizando toda a tecnologia em um chip microfluídico integrado, também conhecido como biochip.


Fonte: Diário da Saúde

Checagem com artigo científico:

Artigo: Microfluidic post method for 3-dimensional modeling ofplatelet-leukocyte interactions
Autores: Lining Arnold Ju, Sabine Kossmann, Yunduo Charles Zhao, LauraMoldovan, Yingqi Zhang, Savindi De Zoysa Ramasundara, Fangyuan Zhou, Hang Lu,Imala Alwis, Simone M. Schoenwaelder, Yuping Yuan, Shaun P. Jackson
Publicação: Analyst
Vol.: 147, 1222-1235
DOI: 10.1039/D2AN00270A

Data de publicação original: 7/7/2022




Inserir Comentário

Buscar notícias

Edição Impressa

Guia Médico de Florianópolis (13ª edi...

edições
CreativeBizz

Guia Médico - Orgão Informativo da Área da Saúde de Florianópolis - atendimento@guiamedicoflorianopolis.com.br