Notícia

Publicado em: 20/2/2020

Nozes retardam declínio cognitivo em idosos com risco de demência

Imagem_materia_nozes.jpg

Comer nozes pode ajudar a diminuir o declínio cognitivo em grupos de risco da população idosa.

Apesar dos ótimos resultados recentes sobre efeitos das nozes sobre o coração e sobre a pressão arterial, Aleix Sala-Vila e seus colegas da Universidade Loma Linda (EUA) descobriram que o consumo de nozes por adultos e idosos saudáveis teve pouco efeito sobre a função cognitiva ao longo de dois anos.

Mas benefícios significativos apareceram em idosos que fumavam e apresentavam escores basais mais baixos nos testes neuropsicológicos, justamente uma população de risco para os problemas cognitivos e demências.

Foram examinados quase 640 idosos na Califórnia (EUA) e em Barcelona (Espanha). Por dois anos, o grupo incluiu nozes em sua dieta diária, enquanto um grupo de controle se absteve de comer nozes.

"Embora este seja um resultado pequeno, ele pode levar a melhores resultados quando realizado por períodos mais longos," disse a professora Joan Sabaté. "É definitivamente necessário fazer uma investigação mais aprofundada com base em nossos resultados, especialmente para populações desfavorecidas, que podem ter mais a ganhar com a incorporação de nozes e outras castanhas em sua dieta".

Interesses

Joan Sabaté e sua equipe de pesquisa foram os primeiros a descobrir o efeito redutor do colesterol no consumo de castanhas, especificamente das nozes - as descobertas foram publicadas pela primeira vez no New England Journal of Medicine em 1993.

Posteriormente, várias pesquisas têm associado o consumo de nozes ao menor risco de doenças cardiovasculares.

As nozes contêm ácidos graxos ômega-3 e polifenóis, que combatem o estresse oxidativo e a inflamação.

Este novo estudo foi financiado por uma bolsa da California Walnut Commission, que difunde o consumo das nozes, embora os pesquisadores afirmem que a entidade não teve nenhuma contribuição no projeto do estudo, na coleta de dados, em suas análises ou na redação e envio do artigo científico.


Checagem com artigo científico:

Artigo: Effect of a 2-year diet intervention with walnuts on cognitive decline. The Walnuts And Healthy Aging (WAHA) study: a randomized controlled trial
Autores: Aleix Sala-Vila, Cinta Valls-Pedret, Sujatha Rajaram, Nina Coll-Padrós, Montserrat Cofán, Mercè Serra-Mir, Ana M Pérez-Heras, Irene Roth, Tania M Freitas-Simoes, Mónica Doménech, Carlos Calvo, Anna López-Illamola, Edward Bitok, Natalie K Buxton, Lynnley Huey, Adam Arechiga, Keiji Oda, Grace J Lee, Dolores Corella, Lídia Vaqué-Alcázar, Roser Sala-Llonch, David Bartrés-Faz, Joan Sabaté, Emilio Ros
Publicação: American Journal of Clinical Nutrition
DOI: 10.1093/ajcn/nqz328

Fonte: Diário da Saúde




Inserir Comentário

CreativeBizz

Guia Médico - Orgão Informativo da Área da Saúde de Florianópolis - atendimento@guiamedicoflorianopolis.com.br