A Criança e o Desenvolvimento da Linguagem

A Criança e o Desenvolvimento da Linguagem

A criança se desenvolve rapidamente, tem uma linguagem dinâmica e a cada mês revela uma nova surpresa. Desde o nascimento conversas e com o bebê e o que, aparentemente, é um monólogo repercute ativação mental para a construção de palavras, frases e assimilação dos conteúdos. Ele escuta, observa a face, tenta reproduzir os sons, tem o seu feedback acústico e internaliza uma representação a partir da interpretação que recebe.

Uma boa audição permitirá que a criança capte e reaja aos sons. Também é importante observar o frênulo lingual, membrana que une a língua ao assoalho da boca, pois se estiver alterado poderá prender os movimentos da língua e desfavorecer a alimentação e a fala. Também é importante estar atento ao tipo de respiração, se é nasal ou utiliza-se da boca para essa função, comumente mantendo os lábios abertos enquanto mastiga, brinca, assiste televisão ou dorme, prejudicando a força dos músculos da região oral. Recursos como chupeta e mamadeira por tempo prolongado também podem ser danosos à eficácia da fala.

Quando atinge 1 ano de idade, a criança é capaz de vocalizar na presença de músicas, entender palavras familiares e comandos simples, repetir sílabas e produzir pequenas palavras contendo o som das letras P, B, M. Dos 18 aos 30 meses de vida, consegue produzir pequenas frases, identificar partes do seu próprio corpo, objetos e animais, fazer perguntas, usar o seu nome e já fala os sons Q, G, F, V, S, X, J, T, D, N. Com 3 anos de idade, ela reproduz o som de letras como Z, L, LH. Aos 4 anos, a criança é competente para emitir todos os sons da língua portuguesa, adquirindo a letra R de “amora”. Ao atingir 5 anos, seu vocabulário ultrapassa 6000 palavras e se comunica corretamente, incluindo encontros consonantais com R e L, como “praia” e “bicicleta”. Ou seja, gradualmente, o repertório linguístico da criança se constitui. Quanto mais qualidade na estimulação, mais rica a sua linguagem.

Sobretudo, é necessário interagir com a criança e garantir que ela perceba o que ocorre a sua volta assimilando experiências, elaborando pensamentos, construindo o conteúdo simbólico e consolidando o registro sonoro das palavras. Estimular por meio de canções, narração de histórias com imagens, uso de brinquedos e brincadeiras ensinam, preparam e fortalecem o sistema cognitivo, motor e linguístico.

Incentive a comunicação da criança e, caso necessite aprimoramento, procure o fonoaudiólogo.


Matéria escrita por Greicy Heckler, fonoaudióloga.